Se você já sofreu por conta do barulho excessivo proveniente de ambientes externos, sabe o quanto o silêncio é valioso. Além do incômodo provocado pelo barulho, ele pode acabar prejudicando a nossa saúde de várias formas.

Quem sofre por causa do barulho está mais propício a desenvolver problemas como estresse, insônia, falta de concentração, elevação da pressão arterial, dores de cabeça constantes, entre outras.

Apesar do barulho provocar tantos incômodos e dores de cabeça, saiba que existem soluções relativamente simples que podem ser utilizadas para sanar esse problema.

Se você quer descobrir quais são essas soluções que podem acabar com o barulho que tanto lhe incomodam, continue acompanhando este post.

Como fazer o isolamento acústico

5 dicas para isolar acusticamente um ambiente
Imagem de sid4rtproduction no Freepik

O isolamento acústico tornou-se uma necessidade nos dias atuais. O problema derivado do barulho principalmente em grandes cidades vem aumentando cada vez mais.

Por isso, cada vez mais, a procura por soluções de isolamento acústico tem aumentado. Apesar de parecer algo muito complicado, realizar um isolamento acústico em sua residência pode ser algo relativamente simples.

A seguir iremos apresentar cinco dicas para aumentar o isolamento acústico dentro da sua residência de forma muito simples.

1. Vede as janelas da casa

Para quem sofre com barulho externo, as janelas podem ser uma grande dor de cabeça. Por se propagar pelo ar, o som atravessa qualquer abertura que possa existir em sua construção.

Para evitar esse tipo de problema, a solução mais viável seria vedar todas as janelas, melhorando assim o isolamento acústico. Existem produtos específicos, como o selante acústico para vedar qualquer brecha que possa aparecer.

Em casos mais extremos de barulho, pode-se optar pela substituição das janelas. Assim, podemos optar por um modelo de vidro com camada dupla ou camada tripla, o que contribui bastante para um ambiente calmo e silencioso.

2. Use forro acústico

Se você está incomodado com o barulho externo, uma ótima opção pode ser a utilização de um forro acústico. Assim a utilização desse tipo de forro pode contribuir consideravelmente para a redução do ruído que entra em sua residência.

O forro acústico torna-se ideal para quem quer o máximo de silêncio em um ambiente, pois promove uma grande absorção sonora, controlando a reverberação sonora, entregando assim uma maior privacidade em ambientes internos.

3. Invista em plantas e jardins verticais

Muito utilizadas para decoração, as plantas possuem outra função em sua residência. Além de deixarem o ambiente mais bonito e aconchegante, as plantas possuem uma função de isolamento acústico.

Para que as plantas cumpram o papel de isolamento acústico, procure posicioná-las em locais específicos onde o ruído externo tende a entrar. Assim, cria-se uma barreira natural que impede o som externo de entrar no ambiente.

Caso o barulho venha de uma direção específica, uma opção seria a criação de um jardim vertical. O volume criado pelas plantas absorve o som e evita assim que ele seja refletido dentro do ambiente.

4. Decore a casa com materiais fibrosos

Ruídos externos podem incomodar bastante. Porém, temos de nos atentar também aos barulhos internos da casa ou apartamento. Portanto, evitar que ecos e outros barulhos se propaguem dentro de casa é fundamental.

Esse tipo de incômodo normalmente provoca-se devido a existência de cômodos vazios na casa, ou por superfícies que propagam o som pela reflexão, como no caso do porcelanato, vidros e paredes lisas.

Para evitar essa situação na sua residência, a solução mais simples seria a utilização de peças que possuem materiais fibrosos. Esse tipo de material possui a característica de absorver ondas sonoras, impedindo-as de se propagarem pelo ambiente em forma de eco.

Alguns exemplos de peças comuns que possuem esse tipo de material são:

  • Mantas;
  • Almofadas;
  • Estofados;
  • Tapetes;
  • Cortinas.

5. Isole as frestas das portas

Se você sofre com barulho excessivo dentro de casa, saiba que as portas podem ser as responsáveis pela sua dor de cabeça. Através das brechas existentes nas portas, o som alto encontra um caminho livre para adentrar em sua residência.

O ideal seria realizar a vedação dessa brecha para evitar o incômodo. Isso pode ser realizado de maneira bem simples por meio da utilização de protetores de porta.

Esses protetores de porta podem ser comprados prontos ou podem ser feitos de maneira caseira, o importante é que eles fiquem bem fixados nas portas para evitar a entrada indesejada do barulho.

Conclusão

Apesar do grande problema provocado pelo barulho em residências, podemos observar que, com a implementação das cinco dicas apresentadas aqui, podemos reduzir consideravelmente o incômodo.

Ao optar pela realização de um isolamento acústico, você evita aborrecimentos provocados por ruídos excessivos provenientes de fontes externas.

Além do mais, o isolamento acústico contribui para evitar a propagação de sons dentro da própria residência, o que propicia uma maior privacidade!