Quem nunca assistiu a um filme americano e viu aquela cena na qual o ator ou atriz principal se deleita em um maravilhoso banho de banheira, com hidromassagem e tudo mais?

Muito conhecida graças aos filmes americanos, a banheira se tornou um símbolo de luxo e glamour. Por conta disso, tornou-se o sonho de muitas pessoas possuir uma banheira em suas casas.

Portanto, a banheira passa a ser um item indispensável em qualquer banheiro que seja projetado para proporcionar o máximo de conforto e bem estar.

Apesar disso, escolher a banheira mais adequada para a sua casa não é uma missão nada fácil. Isso ocorre pois existem vários tipos e modelos diferentes de banheiras que tornam-se mais adequadas a determinados tipos de espaço e usos.

A seguir detalharemos os principais tipos de banheiras encontradas no mercado.

Tipos de banheiras

Tipos de banheiras: conheça as 4 principais
Photo by Steven Ungermann on Unsplash

Para escolher corretamente a banheira que mais se adequa a sua casa, é preciso conhecer quais são os tipos e modelos disponíveis no mercado.

Além disso, torna-se importante saber a finalidade de cada modelo e em qual ambiente ela melhor se destaca. Por fim, é preciso entender em qual uso e ambiente esses modelos se encaixam melhor.

Banheira de imersão

A banheira de imersão tornou-se bem conhecida por seu um modelo simples, que não oferece recursos de hidromassagem. Esse tipo de banheira torna-se ideal para casas e apartamentos menores.

Ao contrário de outros modelos, a banheira de imersão especificamente não necessita de acabamento em alvenaria, fazendo com que se torne muito mais simples de instalar.

Este tipo de banheira oferece ao usuário momentos únicos de relaxamento e tranquilidade com um toque de simplicidade, sem abrir mão do luxo.

Banheira de hidromassagem

A banheira de hidromassagem provavelmente é o modelo mais conhecido de todos. Por contar com um sistema hídrico de massagem esse modelo de banheira torna-se ideal para aqueles que procuram relaxar depois de um longo dia estressante de trabalho.

O sistema de hidromassagem dessas banheiras funciona por meio de um dispositivo que lança jatos d’água durante o banho, com função massageadora.

Por contar com recursos mais avançados, esse tipo de banheira necessita de mão de obra especializada para realizar a instalação hidráulica e elétrica. Essa banheira também deve ser embutida, sendo necessário fazer um acabamento em alvenaria.

Por fim, a banheira de hidromassagem possui tamanhos maiores que a banheira de imersão, exigindo mais espaço físico.

Ofurô

O ofurô nada mais é do que um tipo de banheira japonesa que possui maior profundidade, no qual a água costuma cobrir até a altura dos ombros. de quem a utiliza.

Utilizado para relaxar e combater o estresse, o banho de ofurô ajuda a melhorar a saúde física e mental de quem o pratica.

O modelo tradicional japonês de ofurô tem construção realizada em madeira. Seu modelo de tamanho reduzido torna-se perfeito para espaços menores.

O modelo tradicional em madeira fica perfeito para ser instalado em áreas externas como quintais ou varandas. Por outro lado, os modelos mais modernos ficam melhores em ambientes internos ou locais fechados.

Banheira SPA

A banheira SPA possui um tamanho relativamente maior que uma banheira comum. Além de oferecerem um tamanho maior, possuem maior sofisticação e recursos extras.

Esse tipo de banheira costuma ter uma finalidade de uso coletivo, ao contrário de uma banheira comum que possui uma utilização individual.

A instalação desse tipo de banheira normalmente é feita em áreas externas com piscina ou em coberturas, devido ao seu tamanho ser maior que os demais.

Qual banheira escolher?

Agora que conhecemos os vários tipos de banheira disponíveis, chegou a hora de decidir qual tipo de banheira escolher para sua casa.

Para escolher qual será a melhor banheira para a sua casa, primeiro devemos analisar alguns pontos, para que possamos tomar a decisão mais acertada.

O primeiro item a ser observado deve ser o tamanho do espaço disponível para a instalação da banheira.

O segundo item que devemos levar em consideração ao escolhermos uma banheira deve ser o ambiente em que ocorrerá a instalação.

Por último, devemos olhar o lado financeiro e saber quanto estamos dispostos a investir em uma banheira nova.

Se você possui um espaço menor, a banheira de imersão ou um ofurô tradicional de madeira podem ser a melhor escolha para a sua casa.

No entanto, caso você possua um espaço mais amplo, uma boa opção pode ser uma banheira de hidromassagem ou uma banheira de SPA.

Para ambientes externos, uma boa opção pode ser a banheira de SPA, pois ela possui tamanho maior, o que faz com que comporte um maior número de pessoas.

Conclusão

Para finalizar, podemos dizer que a decisão de qual a melhor banheira para a sua casa será baseada em suas necessidades de uso. Conforme a utilização proposta para a banheira, haverá um modelo que se encaixa melhor que o outro.

Portanto, analise suas necessidades e observe qual das opções apresentadas melhor se encaixa.